Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.
16 de fevereiro de 2008
A arte da comunicação
7 de fevereiro de 2008
Vida Game
Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.
5 de fevereiro de 2008
Ignoranciologia : ciência linear que ignora os fatos, também conhecida como PSIQUIATRIA.
Seriam os Loucos, realmente loucos? Algo me faz acreditar que esses "malucos" só estão vivendo em ritmos diferentes que as pessoas comuns. Grandes gênios como, Einstein, Jung, Sócrates, Da Vinci e outros que não me recordo neste momento, também foram chamados de loucos por aqueles que se diziam normais. Talvez eles tenham sido vistos assim, porque suas mentes trabalhavam em ritmo diferente da sociedade de suas épocas, o que fazia com que as pessoas comuns não acompanhassem o que eles queriam expor -daí como ninguém entendia nada do que eles diziam, eram chamados de malucos.
Algum tempo se passou e as cabeças evoluíram, mas a repressão continuou de formas diferentes. Hoje somos capazes de compreender o que aqueles malucos diziam. Quantos "bruxos" foram queimados vivos, por dizerem verdades que não valiam aos conceitos "asno-humanistas" da igreja... Quantos sábios foram reprimidos por dizerem o que pensavam... Quantos anos perdidos nós ganhamos com essas condenações... E se Einstein também tivesse sido impedido de prosseguir seus ideais!? Como será que estaríamos vivendo hoje? E se nenhum gênio tivesse sido reprimido, como seria nosso mundo hoje? Hão muitos gênios acorrentados em manicômios anônimos por aí.
O "maluco" nunca se diz louco. Para ele, aquilo tudo que se passa em sua cabeça e ninguém compreende, faz algum sentido. Os verdadeiros loucos para os "malucos" são os "normais", por não compreenderem o que faz tanto sentido -para eles.
Se o indivíduo sente tanta necessidade em que o compreendam, algum sentido tem aquilo que ele diz (em alguns casos). Acredito que muitos deles são seres muito evoluídos de espírito -portadores de muita sabedoria-, e pouco desenvolvidos intelectualmente... Talvez por falta de oportunidade ou mesmo, capacidade de organização mental -que o impede de transmitir seus conhecimentos às pessoas comuns, de uma forma coerente, em ritmo comum. Resumindo, por falta de capacidade em comunicação interpessoal, não conseguem traduzir seus pensamentos em palavras. Assim como alguns gênios não conseguem simplificar suas teses para que elas se tornem compreensíveis ao senso comum. Pessoas comuns também não conseguem se tornarem mais simples, para compreender o que os "loucos" dizem.
Vendo por este ângulo, conseguimos crer que em alguns casos, o problema pode estar diretamente focado na formação do indivíduo, e não na sua potencialidade como um ser pensante. Muitos desses "loucos" são internados todos os dias. Na grande maioria, o tratamento dessas pessoas, é realizado com a utilização de medicamentos pesados -que ao invés de estimular o paciente a reorganizar suas idéias, fazem com que ele apague-as. Quando o ideal de uma pessoa é apagado, junto dele, vai toda sua personalidade, fazendo com que ele se torne um ser humano frustrado, oprimido, humilhado, sem identidade e nenhuma possibilidade de reação.
Às vezes se o tratamento desses "malucos" fosse um tratamento mais psico-terapeutico -realizado por profissionais que atuam na área de estudos da mente, não só na psicologia como também, na área de arte-terapia, terapia ocupacional, musico-terapia, 'filosofia simplista', etc-, menos psiquiátrico, esses "malucos" teriam suas idéias conservadas e exploradas, o que faria mais sentido. Quem sabe assim, um dia esses caras não serão chamados de gênios, assim como já têm acontecido com inúmeros sábios, infindas outras vezes. Deve realmente ser enlouquecedor dizer algo lógico e além de não sermos compreendidos, sermos punidos por isso. Liberdade de Expressão e Sabedoria a todos nós. Amém.
Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.