16 de julho de 2008
Uma declaração de amor ensaiada
15 de julho de 2008
Cabeça fechada (ou A chave de um coração)
13 de julho de 2008
O jogador
7 de julho de 2008
A QUESTÃO É;
O QUE TEM APRENDIDO COM SEUS PRÓPRIOS ERROS?
SIM, PRIMEIRAMENTE PRA SABER RESPONDER ESSA PERGUNTA, PRECISA ANTES SABER SE COMETE OU COMETEU ERROS. E PRA SABER SE VOCÊ COMETE OU COMETEU ERROS, PRECISA ANTES SABER O QUE É UM ERRO, OK? E PRA SABER O QUE É UM ERRO, PRECISA-SE SABER O QUE É UM ACERTO. E PRA SABER O QUE É UM ACERTO, É PRECISO ERRAR, PRA VER QUE NÃO ACERTOU. CONCORDA?
SÓ POSSÍVEL EVOLUIR COMETENDO ERROS. POIS SÓ APRENDEMOS A TER MORAL, QUANDO FORMOS IMORAIS PRA SABER O QUE É MORAL. PRA RECONHECER O ERRO DE ALGUÉM, PRECISO TER O ERRO DENTRO DE MIM, PRA ASSIM EXPERIMENTÁ-LO (PARA SABER QUE NÃO É CERTO) E APRENDER A LIÇÃO, GRAVADA À MINHA MORALIDADE AGORA.
O ERRO SÓ PODE SER RECONHECIDO DEPOIS DE NÃO-ACERTADO UMA VEZ. POIS ANTES DISSO, NÃO TÍNHAMOS AINDA A EXPERIÊNCIA DE ERRO DENTRO DE NÓS. RESUMINDO; QUEM NÃO ERRA, NÃO EVOLUI. NA REALIDADE TODO MUNDO ERRA. MAS SE O ERRO NÃO É RECONHECIDO, É COMO SE NÃO EXISTISSE. O ERRO É ERRONEAMENTE INTERPRETADO COMO ALGO QUE TRÁS CONSEQUENCIAS. SIM, TAMBÉM É. MAS NÃO SE LIMITA AÍ. É ELE TAMBÉM AQUELE QUE NÃO TRÁS BENEFÍCIOS. E O ERRO SÓ NÃO É BENÉFICO, QUANDO NADA DELE É ABSORVIDO.
OS BENEFÍCIOS NÓS RECONHECEMOS POR AINDA NÃO TÊ-LOS EM NÓS. BENÉFICO É O QUE NOS FARÁ BEM. “BENEFÍCIO” VEM DE DEIXAR “MAIS BEM”. DEIXAR MELHOR. JÁ O ERRO, É DIFÍCILMENTE ACEITO, POIS ELE É FRUTO DA RAZÃO, QUE MUITAS VEZES CONVENCE SER O CERTO A EMOÇÃO POR TER MAIS ARGUMENTOS QUE O SENTIMENTO.
SEGUIR O "CORAÇÃO" VAI MUITO MAIS DA MISTICIDADE OU CRENÇA LINEAR. ACIMA DE TUDO, É UMA LÓGICA. MAS NEM TODOS TÊM TEMPO DE PENSAR EM SUAS PRÓPRIAS AÇÕES, QUANDO ESTÁ CONVICTO DE RAZÃO QUE ELAS ESTÃO LHE EVOLUINDO. POR ISSO CRESCE AQUELE QUE SE TORNA MENOR.
COMO ALGO INSERIDO NO INFINITO PODE SER JULGADO COMO GRANDE OU PEQUENO?
NÃO HÁ DISTÂNCIA NO INFINITO. NEM PERTO, NEM LONGE. NEM GRANDE NEM PEQUENO. APENAS HÁ. APENAS EXISTE. TODOS ESSES SÃO SINÔNIMOS FINITOS. PORTANTO QUANTO MAIOR SE SENTE O INDÍVIDUO, PROPORCIONALMENTE SEU UNIVERSO INFINITO SE TORNA MAIS LIMITADO. POIS BASEADO EM QUÊ DIGO QUE SOU GRANDE? O QUE É MENOR QUE EU? O QUE É MAIOR QUE EU? POR QUÊ? E PORQUÊ BASEADO NO SEU EXEMPLO ISSO É VERDADE? BASEADO EM QUÊS VALORES SE COMPARAM?
SER O QUE É, IMPLICA MUITO MAIS QUE SUA PRÓPRIA VIDA. SUA ATUAL EXISTÊNCIA DEPENDE DA MINHA. E DE TODO O RESTO DAS COISAS QUE JÁ VIVENCIOU OU NÃO. SE ELAS NÃO EXISTISSEM, NÃO ESTARIA ONDE ESTÁ AGORA POR VENTURA DE OUTROS ACASOS. TUDO QUE VIVEU TE TROUXE ATÉ ESSE TEXTO. E DAQUI PARTIRÁ PRA OUTRO PONTO.
ENTENDE POR QUÊ É TUDO INTERLIGADO?
NÃO É ALGO MÍSTICO, IMAGINATIVO. É ALGO LÓGICO. O SÁBIO EXPLICA DANDO EXEMPLOS ACESSÍVEIS A TODOS OS NÍVEIS DE PERSEPÇÃO. PRA ISSO ELE USA METÁFORAS. CONTA HISTÓRIAS QUE ATINJAM OS SENTIDOS DO INDIVÍDUO PARA CHEGAREM ONDE QUEREM TRANSMITIR. O CIENTISTA LIMITA-SE EM TENTAR LEVAR A EXPLICAÇÃO AO RACIOCÍNIO EXATO. SEM BREXAS. TAMBÉM É UMA BOA. MAS SABE-SE QUE CERTAS COISAS OS ARGUMENTOS E PROVAS NÃO ALCANÇAM. TUDO É POR ACASO, DEVIDO AO DESTINO DO TODO.
O QUE É "TODO" E "TUDO" VOCÊ JÁ SABE.
TODO É A EXISTÊNCIA. É O INFINITO. É O CONTEXTO GERAL ONDE "TUDO" É INSERIDO. SÃO COMO AS PÁGINAS DE PAPEL DE UM LIVRO, ONDE TODAS ELAS SÃO INSERIDAS PRA COMPOR O PRÓPRIO LIVRO - NÃO PODERIAM ESTAR EM OUTRO LUGAR, AS PALAVRAS, SE NÃO DENTRO DO PRÓPRIO LIVRO. CONCORDA? PORTANTO NESSE EXEMPLO, O LIVRO REPRESENTA O "TODO". E O CONTEÚDO INCLUSO É "TUDO" QUE HÁ NELE. O TUDO É TUDO AQUILO QUE ESTÁ INSERIDO NO TODO. A PALAVRA "TODO" EQUIVIALE-SE A EXISTÊNCIA.
VOCÊ É NADA MAIS, NADA MENOS QUE AQUILO QUE DIZ. NÃO NECESSARIAMENTE O QUE DIZ SER. MAS O QUE DIZ. O QUE FALA. O QUE PENSA. SEJA LÁ POSITIVO OU NEGATIVO. UTÓPICO OU PLAUSÍVEL... TUDO O QUE DIZ, É TUDO QUE HÁ DENTRO DE SÍ. POIS É UMA DE NOSSAS FORMAS DE EXPRESSAR O QUE ABSORVEMOS E REFLETIMOS PARA O MUNDO. O QUE SOMOS? A QUESTÃO É QUE VOCÊ NEM SEMPRE ESTÁ ATENTO AO QUE DIZ, POIS ACREDITA JÁ SABER TUDO QUE SABE. E COMO TAMBÉM PENSA QUE SABE; A FERIDA É MAIS ALÉM / O BURACO É MAIS EMBAIXO. NÃO BASTA APENAS ACREDITAR NO QUE DIZ. ALIÁS, BASTA SIM, ACREDITAR. MAS PRA ACREDITAR TEM QUE ANTES SABER;
O QUE É "ACREDITAR"?
QUANDO ACREDITA, TEM CERTEZA. QUANDO NÃO TEM CERTEZA, NÃO ACREDITA. TUDO O QUE ACREDITA EXISTE. TUDO EXISTE NO TODO. TUDO O QUE CONSEGUE PENSAR OU IMAGINAR, EXISTE! NÃO SE LIMITE A QUESTÃO MATERIAL PARA ENXERGAR ISSO. QUANDO DEIXA UM SEGUNDO SEQUER DE ACREDITAR, O QUE ACREDITAVA NÃO EXISTE MAIS. SE VOCÊ QUEM O CRIOU, COMO PODE DUVIDAR DE SÍ MESMO? SE VOCÊ DUVIDA, DESTRÓI SUA CRIAÇÃO. QUE ENTÃO SE TRANSFORMA EM OUTRA COISA. OUTRA PERCEPÇÃO.
QUANDO CONTA A ALGUÉM SEUS MAIORES TESOUROS, E ESSAS PESSOAS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER O SEU DEVIDO VALOR, VOCÊ SE FRUSTRA. E TENTA MODELAR O QUE ACREDITA PRA FAZER QUE MAIS ALGUÉM ACREDITE. E AÍ VOCÊ PASSA A DESACREDITAR NA REALIDADE QUE TENTA AGORA REMOLDAR. EM TUDO QUE VOCÊ INTERFERE, DEIXA DE SER REAL. ORIGINAL. LIVRE. E PASSA SER DO JEITO QUE QUER. SÓ QUE O JEITO QUE QUER, NEM SEMPRE É DO JEITO QUE PENSA QUE QUER. O QUE ERA REAL TORNA-SE COM ISSO O IDEAL – QUE NEM SEMPRE É O ACERTO.
QUANTAS VEZES VOCÊ JULGOU QUERER ALGO QUE DEPOIS DE TÊ-LO, NÃO MAIS QUIS? QUANTAS VEZES VOCÊ ACREDITOU PIAMENTE EM UMA IDÉIA JURANDO SER O QUE QUERIA PARA SÍ, E AGORA JÁ NÃO É MAIS VÁLIDA. AÍ QUE TÁ. VOCÊ NÃO SABE BEM O QUE QUER. NÃO TEM CERTEZA. SÓ ACHA QUE É, E CONFIA NA SUA DÚVIDA.
PARA SABER O QUE QUER, PRIMEIRO PRECISAMOS SABER O QUE É “QUERER”. PARA SABER O QUE É QUERER, TEM QUE SABER O QUE É QUE TEMOS E NÃO PRECISAMOS QUERER. NOSSA ÚNICA INTENÇÃO, CONSCIÊNTE OU NÃO, É EVOLUIR. VOCÊ SÓ QUER O QUE TE FAZ BEM. OU PELO MENOS ACREDITA NISSO. (NÃO INCLUA DEPENDÊNCIA FÍSICA).
O QUE TE FAZ BEM TE DEIXA FELIZ. SER FELIZ TE FAZ EVOLUIR. SÓ QUEREMOS AQUILO QUE AINDA NÃO TEMOS COMO FERRAMENTA EVOLUTIVA. ENTÃO PRA SABER O QUE NÃO TEMOS, PRIMEIRO PRECISAMOS SABER O QUE TEMOS. O PROBLEMA É QUE VOCÊ SE RECUSA A VER O QUE TEM. QUER SER MELHOR DO QUE É, E ISSO FAZ COM QUE VOCÊ NÃO ACEITE OS ERROS QUE TEM DENTRO DE SÍ, E OS COMETE PENSANDO ACERTAR. POR ISSO VÊ DEFEITO NAS COISAS. POIS ELAS EXISTEM DENTRO DE SÍ, E O INCOMODA POR ELAS SEREM PARTE DA SUA PERSONALIDADE REAL, QUE VAI CONTRA SUA PERSONALIDADE IDEAL.
O LANCE É SER FELIZ, SÓ ISSO. NÃO PRECISA TANTO. MAS PRA SER FELIZ PRECISA SER O QUE É. PRA SABER O QUE QUER SER. E FINALMENTE SER.
A CONCEPÇÃO SOB CERTO E ERRADO É MUITO DETURPADA. O ERRADO NÃO É RUIM. POIS ELE É A CAUSA. O CERTO É A CONSEQUENCIA. NÃO HÁ RESULTADO SEM O CÁLCULO. NÃO HÁ CONSEQUÊNCIAS SEM CAUSAS. COMPREENDE? A QUESTÃO É QUE TODOS PREFEREM OS RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS, QUE BATALHAR PRA ALCANÇÁ-LOS. POUCOS TÊM HUMILDADE PRA ENXERGAR QUE O COMEÇO COMEÇA NO INÍCIO. POR ISSO O ERRO É MENOS PREFERÍVEL QUE O ACERTO, QUANDO NÃO DEVERIA SER.
O ERRO É COMO SE FOSSE O CAMINHO, E O ACERTO É O DESTINO A SER ALCANÇADO. MUITOS DESPREZAM O CAMINHO, SEM LEVAR EM CONTA QUE PRA CHEGAR A ALGUM LUGAR, TEM QUE PERCORRER TODO O CAMINHO. PRA NÃO DESISTIR DE CHEGAR AO DESTINO, O CAMINHO DEVE SER ALEGRE. PRA ISSO O CAMINHO TEM QUE SER VIVIDO. E PRA ELE SER VIVIDO PRECISA ESTAR ATENTO.
UMA REAL É QUE SÓ PRECISA SER FELIZ, SEM PREJUDICAR NADA! PRA SABER O QUE É NADA, PRECISAMOS SABER O QUE É TUDO - QUE JÁ FOI EXPLICADO ALGUMAS VEZES.
O NADA TAMBÉM ESTÁ INCLUSO AO TODO.
COMPREENDE? TUDO É DEUS. DEUS É TUDO. MAS MUITOS NÃO CONSEGUEM DICERNIR AS COISAS, E LEVAM AS METÁFORAS AO PÉ DA LETRA. DEUS É O NOME QUE DERAM PARA O TODO, QUE CONSPIRA AO NOSSO FAVOR.
A VIDA É O TODO. E TUDO QUE HÁ NELA É FERRAMENTA PARA A NOSSA EVOLUÇÃO. QUANDO FOR ENSINAR O QUE É DEUS AO SEU FILHO, DÊ OUTRO NOME A ISSO ENQUANTO EXPLICAR A ELE, PARA DEPOIS QUE ELE ENTENDER, DIZER A ELE QUE TUDO AQUILO QUE CONSEGUIU ENXERGAR, É O QUE CHAMAM DE DEUS. POR ISSO A FÉ É INCONTESTÁVEL. É MELHOR QUE ELE SÓ DISCUTA O QUE ACREDITA DEPOIS DE COMPREENDER O QUE É QUE SENTE, PRA NÃO CORRER O RISCO DE SUA VERDADE SER ABALADA PELA FALTA DE ARGUMENTAÇÃO CONTRA OS QUESTIONAMENTOS COTIDIANOS.
SÃO POUCOS OS QUE CONSEGUEM E SE ANIMAM DE LEVAR UM PAPO DESSE ATÉ O FIM. MAS É ISSO AÍ. ISSO É
SEJA O QUE QUISER SER. MAS SEJA FELIZ! FELIZ PARA COM VOCÊ MESMO, NÃO PARA OS OUTROS. FELICIDADE É O QUE
6 de julho de 2008
O professor
Quebrando-cabeças
Meio assim mesmo
Buscando respostas
O saber da sabedoria
Fragmentos de um Todo
No despertar da Alma
Uma só palavra
O quê quiser que Seja
...voltando pra casa
Distante de casa
Um ponto inalcançável dentro de sí
Stand by
Se eu pudesse me conter
Monólogo de um solitário cidadão
Procrastinaste
Perdendo tempo
16 de fevereiro de 2008
A arte da comunicação
Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.
7 de fevereiro de 2008
Vida Game
Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.
5 de fevereiro de 2008
Ignoranciologia : ciência linear que ignora os fatos, também conhecida como PSIQUIATRIA.
Seriam os Loucos, realmente loucos? Algo me faz acreditar que esses "malucos" só estão vivendo em ritmos diferentes que as pessoas comuns. Grandes gênios como, Einstein, Jung, Sócrates, Da Vinci e outros que não me recordo neste momento, também foram chamados de loucos por aqueles que se diziam normais. Talvez eles tenham sido vistos assim, porque suas mentes trabalhavam em ritmo diferente da sociedade de suas épocas, o que fazia com que as pessoas comuns não acompanhassem o que eles queriam expor -daí como ninguém entendia nada do que eles diziam, eram chamados de malucos.
Algum tempo se passou e as cabeças evoluíram, mas a repressão continuou de formas diferentes. Hoje somos capazes de compreender o que aqueles malucos diziam. Quantos "bruxos" foram queimados vivos, por dizerem verdades que não valiam aos conceitos "asno-humanistas" da igreja... Quantos sábios foram reprimidos por dizerem o que pensavam... Quantos anos perdidos nós ganhamos com essas condenações... E se Einstein também tivesse sido impedido de prosseguir seus ideais!? Como será que estaríamos vivendo hoje? E se nenhum gênio tivesse sido reprimido, como seria nosso mundo hoje? Hão muitos gênios acorrentados em manicômios anônimos por aí.
O "maluco" nunca se diz louco. Para ele, aquilo tudo que se passa em sua cabeça e ninguém compreende, faz algum sentido. Os verdadeiros loucos para os "malucos" são os "normais", por não compreenderem o que faz tanto sentido -para eles.
Se o indivíduo sente tanta necessidade em que o compreendam, algum sentido tem aquilo que ele diz (em alguns casos). Acredito que muitos deles são seres muito evoluídos de espírito -portadores de muita sabedoria-, e pouco desenvolvidos intelectualmente... Talvez por falta de oportunidade ou mesmo, capacidade de organização mental -que o impede de transmitir seus conhecimentos às pessoas comuns, de uma forma coerente, em ritmo comum. Resumindo, por falta de capacidade em comunicação interpessoal, não conseguem traduzir seus pensamentos em palavras. Assim como alguns gênios não conseguem simplificar suas teses para que elas se tornem compreensíveis ao senso comum. Pessoas comuns também não conseguem se tornarem mais simples, para compreender o que os "loucos" dizem.
Vendo por este ângulo, conseguimos crer que em alguns casos, o problema pode estar diretamente focado na formação do indivíduo, e não na sua potencialidade como um ser pensante. Muitos desses "loucos" são internados todos os dias. Na grande maioria, o tratamento dessas pessoas, é realizado com a utilização de medicamentos pesados -que ao invés de estimular o paciente a reorganizar suas idéias, fazem com que ele apague-as. Quando o ideal de uma pessoa é apagado, junto dele, vai toda sua personalidade, fazendo com que ele se torne um ser humano frustrado, oprimido, humilhado, sem identidade e nenhuma possibilidade de reação.
Às vezes se o tratamento desses "malucos" fosse um tratamento mais psico-terapeutico -realizado por profissionais que atuam na área de estudos da mente, não só na psicologia como também, na área de arte-terapia, terapia ocupacional, musico-terapia, 'filosofia simplista', etc-, menos psiquiátrico, esses "malucos" teriam suas idéias conservadas e exploradas, o que faria mais sentido. Quem sabe assim, um dia esses caras não serão chamados de gênios, assim como já têm acontecido com inúmeros sábios, infindas outras vezes. Deve realmente ser enlouquecedor dizer algo lógico e além de não sermos compreendidos, sermos punidos por isso. Liberdade de Expressão e Sabedoria a todos nós. Amém.
Este blog é um presente de Eu para mim mesmo. Obrigado.